Não é fácil deixar um filho na aula on-line... mandar pra escola também não...
Quando as escolas fecharam no inicio de março passado por conta da pandemia do coronavírus e depois começaram as aulas on-line não imaginávamos que isso se estenderia por tanto tempo. Agora já faz 1 ano e estamos nós em casa ainda nas aulas on-line.
Na escola das crianças agora o estudo é híbrido, uma parte dos alunos acompanha on-line e a outra parte presencialmente. As aulas voltaram mesmo na fase vermelha com 35% dos alunos presencialmente. A decisão de mandar as crianças presencialmente ou deixar on-line ficou para os pais é claro. E cada um avalia como isso impacta a sua vida, seu trabalho e a vida da sua família.
Foi muito difícil tomar a decisão de continuar com as crianças apenas nas aulas on-line. Eles sentem falta dos professores, dos amigos, da escola. Por outro lado se mandamos para a escola viveremos em uma constante preocupação de contagio do Covid 19. Nenhuma opção é satisfatória. De todo jeito as crianças perdem.
As crianças que vão a escola correm risco de contagio do Covid 19. Ninguém sabe ainda como essa doença afeta realmente todas as crianças, apesar da porcentagem de crianças com casos graves ser bem mais baixa que dos adultos. Elas tem contato com os professores e colegas, isso é muito bom para parte emocional e social. Mas a escola já não é a mesma! Os professores tem que se reinventar para dar conta dos alunos que estão presencialmente e dos que estão em casa acompanhando as aulas on-line. Então no final todos tem que esperar mais tempo dependendo da matéria para falar com o professor ou corrigir os exercícios. Percebo que as vezes essa espera os deixa entediados mas agora ela faz parte da realidade do dia a dia.
As crianças que não vão a escola ficam menos expostas ao vírus. Mas tem mais prejuízo social e emocional que as que vão a escola. Algumas tem pais que conseguem dar apoio ou suporte nas aulas on-line outras tem que se virar mais sozinhos.
No fim das contas está difícil para todos! Muito difícil para as crianças que estão sendo privadas da rotina que conheciam com a família e a escola e muito difícil para os pais que tem que resolver se mandam ou não as crianças para a escola e que tem que lidar com as consequências de suas decisões.
Acredito que não exista o que é mais certo ou mais errado. Cada família toma a decisão de buscar o seu melhor. Eu entendo que deve ser muito difícil tomar essa decisão e respeito a de cada um. Nesse momento temos que ter mais empatia e não julgar as razões dos outros pais, na verdade todos querem a mesma coisa, o melhor para seus filhos.
Aqui continuaremos seguindo com as aulas on-line em casa da melhor forma possível, esperançosos que com as imunizações através das vacinas venham dias melhores pra todos e as crianças possam voltar as aulas presenciais!
Sofia em aula on-line
João Gabriel em aula on-line