sábado, 29 de junho de 2013

Brigadeirão - Sobremesa simples e rápida

Esta é uma sobremesa muito rápida, muito fácil de fazer e saborosa, principalmente para os amantes de chocolate!

Ingredientes:
3 ovos
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de achocolatado em pó
3/4 de xícara de açúcar
Chocolate granulado
Margarina

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó, o achocolatado e açúcar.




Unte uma forma de micro-ondas com margarina e coloque o creme batido anteriormente e leve ao forno de micro-ondas na potência alta por 13 minutos.



Deixe esfriar, desinforme e cubra com o chocolate granulado e o brigadeirão está pronto!



Dicas: Você pode utilizar uma forma de formato diferente para deixar o brigadeirão mais bonito e cobri-lo com brigadeiro, chocolate granulado ou confeitos. Decore a sua maneira!





domingo, 23 de junho de 2013

A importância de se tomar ácido fólico antes de engravidar

Toda a mulher que está planejando engravidar deve tomar um suplemento de ácido fólico por pelo menos um mês antes da concepção, para ajudar a prevenir malformações fetais . É importante saber que a maioria dos casos de anencefalia e também de outros Defeitos Abertos do Tubo Neural (DATN), situação que leva os bebês ao óbito poucas horas após o parto, ou ainda dentro do ventre da mãe, pode ser evitada com a suplementação adequada de ácido fólico, que também é conhecido como vitamina B9 ou M.

A maioria da mulheres consomem o ácido fólico sintético a partir do momento que sabem que estão grávidas ou ainda após a primeira consulta com o obstetra. Saibam que ai já pode ser tarde demais pois a formação e o fechamento do tubo neural do bebê ocorrem entre o 17º e 30º dia após a concepção, em geral antes da confirmação clinica ou laboratorial da gestação.
Como consumir ácido fólico somente depois da noticia da gravidez não é eficaz para prevenir problemas de malformações fetais, a Febrasgo, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, está fazendo uma campanha de conscientização, para que as mulheres em idade fértil se previnam!
 

Oque é DATN?
DATN significa Defeito Aberto no Tubo Neural, também é conhecido como DTN (Defeito  do Tubo Neural) é um grave problema que pode atingir até 6 bebês a cada 10 mil nascimentos.
Tubo Neural é a estrutura embrionária que dá origem ao sistema nervoso central do bebê em formação, mais especificamente ao cérebro (encéfalo) e a medula espinhal do feto.
Quando o fechamento da parte superior do tubo neural (cabeça) ocorre de maneira inadequada, o resultado é a anencefalia. A anencefalia é um defeito caracterizado pela ausência da calota craniana e da pele que a recobre, sendo que o cérebro fica exposto, o que posteriormente pode levar a degeneração, não possibilitando a vida fora do útero da mãe.
Quando o defeito de fechamento acontece na parte inferior do tubo neural (medula espinhal), resulta na espinha bífida, também conhecida como meningocele e mielomeningocele, podendo provocar paralisia dos membros inferiores, incontinência urinária e intestinal, dentre outros problemas.
As crianças com anencefalia morrem na grande maioria dos casos, em poucas horas após o nascimento ou, em casos muito raros, têm uma sobrevida muito curta de semanas ou meses. Já os bebês com espinha bífida sobrevivem, mas precisam se submeter a uma cirurgia ao nascer e podem ficar com sequelas no futuro, como dificuldade para andar, controlar a bexiga e o intestino, entre outras complicações.
 
 Os fatores de alto risco são:
  • Gravidez anterior de filho com diagnostico confirmado de DATN;
  • Uso de medicamentos anticonvulsinantes;
  • Diabetes insulinodependente; Uso de medicamento antagonista de folato (metotrexato, sulfonamida,etc);
  • Obesidade ou sobrepeso;
  • Síndromes de má absorção, como cirurgias de redução de estomago;
  • Exposição a altas temperaturas no inicio da gravidez (por exemplo, febre alta);
  • Baixo nível socioeconômico;

A importância do ácido fólico na prevenção de DATN
Para prevenir o DATN, as mulheres em idade fértil precisam ingerir ácido fólico. A recomendação é que as mulheres façam a suplementação pelo menos um mês antes da gestação e durante os três primeiros meses. A vitamina B9, como também é chamado o ácido fólico, ajuda na multiplicação das células, no DNA e no fechamento do tubo neural - a parte do corpo que abrange a coluna, o crânio e o cérebro do bebê em gestação. Essa substância tem ainda um papel importante na imunidade da mãe e no desenvolvimento da hemoglobina – pigmento vermelho do sangue – e das proteínas estruturais do bebê, como o colágeno, presente na pele e nas cartilagens, e a queratina ,que forma unhas e cabelos.
A formação do sistema nervoso central do feto ocorre nas primeiras quatro a seis semanas da gravidez. A maioria das mulheres ainda nem sabe que está grávida. Muitas descobrem a gestação lá pelo segundo mês, e só então tomam o ácido fólico. Já é tarde, pois a malformação pode já ter ocorrido. Portanto, não adianta deixar para tomar o suplemento só quando se descobre a gravidez.

 
A maioria das mulheres não consome a quantidade suficiente de ácido fólico necessária para proteger seu futuro bebê dos graves defeitos do tubo neural. Nem todas conseguem manter uma alimentação balanceada devido as urgências do dia a dia. Por isso, a melhor forma de assegurar a prevenção ás mulheres é pela ingestão de ácido fólico sintético, por meio de suplementos alimentares.
A recomendação é que toda mulher que pensa em engravidar um dia consuma ácido fólico sintético, todos os dias. Por isso, se você está em idade fértil, mesmo que ainda não pense em ter filhos, converse com seu ginecologista/obstetra nas consultas de rotina e informe-se!



O ácido fólico é encontrado na natureza em diversos alimentos, como milho, trigo, folhas escuras, feijões, fígado, gema de ovo, laranja, abóbora e pêssego. No Brasil, é obrigatória a adição de ferro e ácido fólico  nas farinhas de trigo e de milho industrializadas, incluindo as que são utilizadas por panificadoras, com a intenção de prevenir malformações fetais e também anemia na população. Mas segundo os médicos, apenas 50% do ácido fólico presente nos alimentos é absorvido pelo organismo. Já a forma sintética é bem melhor aproveitada. Por isso a importância da suplementação.

Dose diária indicada de ácido fólico para prevenção de DATN
Além da quantidade consumida por meio da alimentação balanceada, a doses mundialmente recomendada é de 400mcg (microgramas) de ácido fólico sintético, todos os dias.
Essa quantidade diária, principalmente quando consumida pelo menos 30 dias antes da data em que se planeja de DATN para a maioria das mulheres.
Apenas em casos de alto risco, a dose diária devera ser 10 vezes maior: 4mg(mg=miligramas). Mas nesse casos, será ainda importante o planejamento familiar adequado, com orientação médica e aconselhamento genético por médico geneticista.
 
Cuidados durante o uso:
Se a mulher não tomar os comprimidos corretamente, consumindo uma dose abaixo do recomendado, a substância pode não fazer efeito. Por outro lado, tomar o suplemento em excesso, acima de 1.000 microgramas por dia, também pode ser perigoso: estudos indicam que o bebê pode nascer abaixo do peso, com menos de 2,5 kg.
É importante lembrar que não se deve tomar polivitamínicos em maiores doses para obter a quantidade recomendada de ácido fólico, pois a superdose de outros nutrientes pode prejudicar a saúde da mãe e do bebê. É preciso respeitar a dose recomendada no rótulo dos produtos. Converse com seu médico, pois ele saberá lhe orientar sobre o suplemento de ácido fólico sintético de uso diário mais adequado para o seu caso.
 
 
Fonte de pesquisa: Febrasgo

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Como limpar e organizar a geladeira

Limpando a parte interna da geladeira
Antes de iniciar a limpeza da geladeira, verifique se ela possui a tecnologia Frost-Free, porque se ela não possuir você irá precisar descongelar o equipamento antes de realizar a limpeza.
Depois de verificar se a geladeira precisa ou não ser descongelada, comece a retirar os alimentos estragados ou vencidos que por ventura estejam no interior da geladeira, e em seguida retire as peças removíveis internas e lave-as com água e detergente neutro.
Para evitar que os seus alimentos descongelem durante a limpeza, armazene-os em uma sacola térmica.
Para limpar a geladeira por dentro, você deverá seguir os 3 passos abaixo:
 1.   Coloque algumas gotas de detergente neutro em um recipiente com água limpa, e passe com um pano limpo dentro da geladeira para remover resíduos de sujeira e gordura.
 2.   Em um litro de água, adicione 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, embebeda outro pano limpo e passe na geladeira.
 3.   Por último faça uma mistura com ½ copo de vinagre comum e ½ copo de água limpa e passe na geladeira com o auxílio de outro pano limpo.
Dicas:
  • Se precisar remover uma mancha mais pesada da geladeira, utilize vinagre puro.
  • Para retirar o cheiro da geladeira, deixe um pouquinho de bicarbonato de sódio em um potinho aberto. O bicarbonato é ácido e absorve os odores.
Limpando a parte externa da geladeira
Para limpar a parte externa da geladeira, utilize um pano úmido com detergente neutro para retirar possíveis sujeiras que se acumulem ao longo do tempo.
Se sua geladeira for branca, saiba que após a limpeza, você poderá passar um pano com lustra móveis, pois ele evita que sua geladeira fique amarelada, além de proporcionar uma camada protetora em sua superfície. Agora se sua geladeira for de aço inox utilize apenas água e detergente neutro para limpá-la e lembre-se de secar corretamente com um pano seco e limpo.
 A borracha também deve ser sempre limpa com uma esponja com detergente neutro e depois com um pano úmido. Lembre-se de secar bem a borracha para evitar mofo.
Dicas para conservar a geladeira limpa:
Para manter a geladeira limpa por mais tempo, sempre lave e seque as embalagens dos produtos que for armazenar em seu interior;
Não deixe alimentos estragados e vencidos no interior da geladeira;
Esteja sempre atento à borracha de vedação da geladeira, ao termostato, e nivele os pés do eletrodoméstico para que a porta não abra e nem feche sozinha.
Em caso de viagem, deixe o termostato em um número menor, pois economiza mais energia. O ideal é, no máximo, o número dois quando a gente viaja.
A porta é onde a temperatura mais varia. Por isso, evite colocar alimentos que possam estragar com facilidade, ou precisem de mais refrigeração como leite e ovos.
O descongelamento deve ser feito a cada seis meses, em média, ou quando houver muito gelo. Não use faca e água quente para descongelar, pois pode estragar o sistema de gás. Basta retirar da tomada e em oito horas já estará bem descongelada.
Quando chegar com as compras, como proceder para armazenar na geladeira:
  • Uma das dúvidas da maioria das pessoas é sobre o que deve ser lavado antes de ir para a geladeira. Segundo os especialistas os potes e produtos que vêm em embalagens plásticas devem ser lavados com agua e sabão e secados antes de ir a geladeira, pois geralmente são armazenados em lugares que não tem cuidado com a higiene. As verduras e hortaliças, principalmente as folhas, devem ser lavados, mas não guardados na geladeira se ainda estiverem úmidos.
  • As verduras devem ser armazenadas na parte debaixo da geladeira onde a refrigeração é amena. Os tomates não precisam ser guardados em sacos, podem ser colocados na gaveta, assim como as cebolas. Já as batatas não precisam ir para geladeira, pois podem criar umidade e começar a brotar.
  • Não guarde as frutas e hortaliças abertas na geladeira pois podem absorver cheiros e ressecar, o ideal é armazenar em potes fechados.
  • Na porta da geladeira, guarde as conservas e alimentos condimentados como molhos de salada. Os ovos devem ser armazenados em um pote, dentro da geladeira.
  • Evite deixar latas abertas na geladeira. O correto é guardar os alimentos em recipientes bem fechados, ou colocar as sobras em pratinhos. Neste caso, não esqueça de cobrir o recipiente com papel filme.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Creme com Morangos

É uma sobremesa rápida e muito saborosa! Era minha preferida quando criança!
 
Ingredientes:
2 caixas de morango
2 claras
1 lata de creme de leite
4 colheres de açúcar
 
Modo de Preparo:

Bata as 2 claras em neve, acrescente o açúcar e bata novamente.
Depois acrescente creme de leite misturando levemente e reserve.



Lave os morangos e corte em pedaços pequenos.


Adicione os morangos no creme e coloque para gelar.



Agora é só servir!
Boa apetite! 


Dicas:
Os morangos são sensíveis mas para higienizá-los pode deixar 15 minutos em 1 litro de água com 1 colher de vinagre, depois enxaguar e deixar escorrer bem.
 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Hamburguinho de carne

Esta é uma receita saudável, saborosa e nutritiva para toda a família. Pode ser adicionada a alimentação do bebê a partir do 11º mês.

Ingredientes:

300 gramas de carne magra moída, sem gordura
2 dentes de alho amassados com um pouco de sal
1/2 cebola ralada
Salsinha e cebolinha picada miudinho
sal a gosto
1 cenoura ralada fino
1 xícara de aveia flocos finos ou farinha de aveia

Modo de fazer:

Misture a carne moída, os dentes de alho, a cebola, a salsinha e cebolinha e reserve.



Depois misture a cenoura ralada e a aveia até dar liga e ficar uniforme.





Modele os hamburguês da maneira e formato que desejar.






Aqueça uma frigideira anti aderente com 1 fio de azeite e doure os hamburguinhos, vá pingando água aos poucos para que a carne cozinhe bem por dentro e não precise colocar óleo. Pode também cobrir a frigideira com uma tampa para ir cozinhando o hamburguinho com o vapor da água.
Bom apetite!




Dicas:
O que sobrar pode congelar em plastico filme.