Toda a mulher que está planejando engravidar deve tomar um suplemento de ácido fólico por pelo menos um mês antes da concepção, para ajudar a prevenir malformações fetais . É importante saber que a maioria dos casos de anencefalia e também de outros Defeitos Abertos do Tubo Neural (DATN), situação que leva os bebês ao óbito poucas horas após o parto, ou ainda dentro do ventre da mãe, pode ser evitada com a suplementação adequada de ácido fólico, que também é conhecido como vitamina B9 ou M.
A maioria da mulheres consomem o ácido fólico sintético a partir do momento que sabem que estão grávidas ou ainda após a primeira consulta com o obstetra. Saibam que ai já pode ser tarde demais pois a formação e o fechamento do tubo neural do bebê ocorrem entre o 17º e 30º dia após a concepção, em geral antes da confirmação clinica ou laboratorial da gestação.
Como consumir ácido fólico somente depois da noticia da gravidez não é eficaz para prevenir problemas de malformações fetais, a Febrasgo, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, está fazendo uma campanha de conscientização, para que as mulheres em idade fértil se previnam!
A maioria da mulheres consomem o ácido fólico sintético a partir do momento que sabem que estão grávidas ou ainda após a primeira consulta com o obstetra. Saibam que ai já pode ser tarde demais pois a formação e o fechamento do tubo neural do bebê ocorrem entre o 17º e 30º dia após a concepção, em geral antes da confirmação clinica ou laboratorial da gestação.
Como consumir ácido fólico somente depois da noticia da gravidez não é eficaz para prevenir problemas de malformações fetais, a Febrasgo, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, está fazendo uma campanha de conscientização, para que as mulheres em idade fértil se previnam!
Oque é DATN?
DATN significa Defeito Aberto no Tubo Neural, também é conhecido como DTN (Defeito do Tubo Neural) é um grave problema que pode atingir até 6 bebês a cada 10 mil nascimentos.
Tubo Neural é a estrutura embrionária que dá origem ao sistema nervoso central do bebê em formação, mais especificamente ao cérebro (encéfalo) e a medula espinhal do feto.
Quando o fechamento da parte superior do tubo neural (cabeça) ocorre de maneira inadequada, o resultado é a anencefalia. A anencefalia é um defeito caracterizado pela ausência da calota craniana e da pele que a recobre, sendo que o cérebro fica exposto, o que posteriormente pode levar a degeneração, não possibilitando a vida fora do útero da mãe.
Quando o defeito de fechamento acontece na parte inferior do tubo neural (medula espinhal), resulta na espinha bífida, também conhecida como meningocele e mielomeningocele, podendo provocar paralisia dos membros inferiores, incontinência urinária e intestinal, dentre outros problemas.
As crianças com anencefalia morrem na grande maioria dos casos, em poucas horas após o nascimento ou, em casos muito raros, têm uma sobrevida muito curta de semanas ou meses. Já os bebês com espinha bífida sobrevivem, mas precisam se submeter a uma cirurgia ao nascer e podem ficar com sequelas no futuro, como dificuldade para andar, controlar a bexiga e o intestino, entre outras complicações.
Os fatores de alto risco são:
- Gravidez anterior de filho com diagnostico confirmado de DATN;
- Uso de medicamentos anticonvulsinantes;
- Diabetes insulinodependente; Uso de medicamento antagonista de folato (metotrexato, sulfonamida,etc);
- Obesidade ou sobrepeso;
- Síndromes de má absorção, como cirurgias de redução de estomago;
- Exposição a altas temperaturas no inicio da gravidez (por exemplo, febre alta);
- Baixo nível socioeconômico;
A importância do ácido fólico na prevenção de DATN
Para prevenir o DATN, as mulheres em idade fértil precisam ingerir ácido fólico. A recomendação é que as mulheres façam a suplementação pelo menos um mês antes da gestação e durante os três primeiros meses. A vitamina B9, como também é chamado o ácido fólico, ajuda na multiplicação das células, no DNA e no fechamento do tubo neural - a parte do corpo que abrange a coluna, o crânio e o cérebro do bebê em gestação. Essa substância tem ainda um papel importante na imunidade da mãe e no desenvolvimento da hemoglobina – pigmento vermelho do sangue – e das proteínas estruturais do bebê, como o colágeno, presente na pele e nas cartilagens, e a queratina ,que forma unhas e cabelos.
A formação do sistema nervoso central do feto ocorre nas primeiras quatro a seis semanas da gravidez. A maioria das mulheres ainda nem sabe que está grávida. Muitas descobrem a gestação lá pelo segundo mês, e só então tomam o ácido fólico. Já é tarde, pois a malformação pode já ter ocorrido. Portanto, não adianta deixar para tomar o suplemento só quando se descobre a gravidez.
A recomendação é que toda mulher que pensa em engravidar um dia consuma ácido fólico sintético, todos os dias. Por isso, se você está em idade fértil, mesmo que ainda não pense em ter filhos, converse com seu ginecologista/obstetra nas consultas de rotina e informe-se!
O ácido fólico é encontrado na natureza em diversos alimentos, como milho, trigo, folhas escuras, feijões, fígado, gema de ovo, laranja, abóbora e pêssego. No Brasil, é obrigatória a adição de ferro e ácido fólico nas farinhas de trigo e de milho industrializadas, incluindo as que são utilizadas por panificadoras, com a intenção de prevenir malformações fetais e também anemia na população. Mas segundo os médicos, apenas 50% do ácido fólico presente nos alimentos é absorvido pelo organismo. Já a forma sintética é bem melhor aproveitada. Por isso a importância da suplementação.
Dose diária indicada de ácido fólico para prevenção de DATN
Além da quantidade consumida por meio da alimentação balanceada, a doses mundialmente recomendada é de 400mcg (microgramas) de ácido fólico sintético, todos os dias.
Essa quantidade diária, principalmente quando consumida pelo menos 30 dias antes da data em que se planeja de DATN para a maioria das mulheres.
Apenas em casos de alto risco, a dose diária devera ser 10 vezes maior: 4mg(mg=miligramas). Mas nesse casos, será ainda importante o planejamento familiar adequado, com orientação médica e aconselhamento genético por médico geneticista.
Cuidados durante o uso:
Se a mulher não tomar os comprimidos corretamente, consumindo uma dose abaixo do recomendado, a substância pode não fazer efeito. Por outro lado, tomar o suplemento em excesso, acima de 1.000 microgramas por dia, também pode ser perigoso: estudos indicam que o bebê pode nascer abaixo do peso, com menos de 2,5 kg.
É importante lembrar que não se deve tomar polivitamínicos em maiores doses para obter a quantidade recomendada de ácido fólico, pois a superdose de outros nutrientes pode prejudicar a saúde da mãe e do bebê. É preciso respeitar a dose recomendada no rótulo dos produtos. Converse com seu médico, pois ele saberá lhe orientar sobre o suplemento de ácido fólico sintético de uso diário mais adequado para o seu caso.
Fonte de pesquisa: Febrasgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário