domingo, 9 de agosto de 2020

Ler para as crianças

Esses são os "poucos livros " que Sofia escolheu para a hora do sono a ultima noite.

Sempre soubemos que ler para as crianças é importante para o seu desenvolvimento em vários aspectos. Pois além da leitura aumentar a imaginação e desenvolver a sua capacidade criativa, melhora a habilidade linguística e ajuda as crianças a trabalharem as suas emoções e aprimorarem as suas habilidades comunicativas. Mas nem sempre é fácil na rotina corrida do dia a dia conseguir parar para ler livros para os pequenos.

Aqui em casa o horário de ler para as crianças é na hora de dormir, na rotina do sono. E é também o horário especial com o papai. É o papai o contador de histórias favorito da casa. As vezes cansado e com muito sono mas que não deixa de contar pelo menos uma história para os pequenos!

Agora faz tempo que não viaja, mesmo antes da pandemia, mas quando viajava eu ficava responsável pelas histórias e sempre ouvia que o papai contava diferente. Eu usava entonação de voz e dava ênfase aos personagens mas falavam: Não é assim que o papai conta! E eu perguntava então como era. Eles falavam que o papai fazia as vozes dos personagens, então eu me esforçava e usava toda a minha imaginação para fazer as "vozes dos personagens".

Sofia sempre vem com muitos livros por mais que falamos pra escolher apenas um ou dois. E João Gabriel também escolhe um livro e  participa com a Sofia da hora da história na rotina do sono! E assim termina o dia por aqui com muita imaginação e aconchego.

          


quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Crianças na Quarentena

As crianças são as que mais estão sendo privadas de tudo na quarentena e sãos as que adaptam mais rápido e menos reclamam. Eles perderam o convívio no dia a dia com os amigos, com os colegas da escola, com aquela querida professora, e a maioria também com os avós e tios queridos.
As aulas agora são on-line, e tem que ficar ligando e desligando o microfone quando a professora autoriza falar. Dos bem pequenos a mamãe ajuda a fazer as atividades e corre quando muda a atividade pra organizar tudo novamente. Os maiores precisam muito de apoio pois aulas on-line para crianças é muito chato. Só ficam olhando a tela e dependendo da aula interagem pouco. É claro que há ótimos professores que tornam essas aulas mais leves e ajudam muito as crianças com sua empatia e paciência.
Isso não quer dizer que não sintam nada, procuro conversar com meus pequenos e ver sempre o lado bom de tudo, mesmo estando nessa pandemia. Sempre falo que  graças a Deus o papai tem emprego, temos computadores em casa que vocês podem usar nas aulas, e ainda bem que tem a internet porque senão como iriamos nos viram nesses tempos de isolamento.

As crianças nos ensinam como as coisas simples do dia a dia são importantes e com uma simples capucheta vibram de alegria e dão uma gargalhada contagiante que nos deixa muito felizes! Temos apreciado as pequenas coisas da vida e os pequenos momentos juntos! É dessa forma que nós todos devemos enfrentar o dia a dia desses tempos difíceis, com a simplicidade e alegria de uma criança.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Mamãe conserta tudo!



Essa é a minha escrivaninha/ penteadeira, como veem com vários itens pra mamãe consertar...

Mamãe conserta tudo! Isso é o que as crianças falam pra todo mundo quando rasga uma página de um livro, descostura um bicho de pelúcia, quebra ou desparafusa uma parte de um brinquedo, rasga o vestido da boneca: "Mamãe conserta!"
Daí vai a mamãe com agulha e linha, cola permanente ou de silicone...fazer a mágica. 
Quando caem e se machucam eles pedem beijo, pomada e band-aid e abraçam a mamãe, então a gente não só conserta tudo mas também cura tudo pra eles. Sim, somos o mundo deles quando pequenos! Nos veem como seu porto seguro, onde sempre podem voltar ao encontrar qualquer problema a sua frente.
Mas também somos responsáveis em fazer a difícil tarefa que é dar autonomia aos pequenos, empoderá-los que conseguem fazer muitas coisas sozinhos, sem a nossa ajuda por mais que gostamos que eles peçam a nossa ajuda as vezes. E vamos sentir muito a falta de quando a mamãe não consertar mais tudo!

sábado, 1 de agosto de 2020

Agosto Dourado e o fim da minha jornada de amamentação

Agosto Dourado! Não acho que exista melhor definição para o mês dedicado a amamentação que dourado. Amamentação que por sinal é um dos mais importantes momentos da vida de uma mãe. Pra mim é muito especial e também foi nesse mês a dois anos que a minha ultima jornada de amamentação também terminou! Você nunca espera que aquela mamada vai ser a ultima. Minha Sofia mamou até 3 anos e 1 mês mais ou menos. quando estava pra fazer 3 anos e já estava na escolinha começou a demonstrar sinais que ia deixar de mamar...de repente mamava cedo e a noite, e já não pedia pra mamar antes de ir a escola.
Aconteceu depois de começar a mamar só para dormir...até que um dia não quis mamar para dormir e depois no outro dia mamou um pouquinho apenas e disse que não queria mais...assim foi, mamou um dia o outro não e quando eu menos esperava não mamou mais. Me disse que era menina grande! Pra ela foi natural, pra mim foi difícil, daria mama pra ela se quisesse até os 4 anos...
 
Depois disso ela pediu uma vez o outra para mamar mas era talvez saudade daquele momento só dela com a mamãe... mas não queria mamar nada... queria ficar grudada em mim. Até hoje as vezes ela ainda faz isso, dorme grudada em mim literalmente... com as costas grudadas nas minhas costas ou com o rosto grudado no meu rosto, meu marido diz que fica parecendo irmãs siamesas. Também tenho saudades, como tenho saudades de quando eram bebês e principalmente de amamentar. Mas agora aproveito as outras fases deles, cada fase tem seu encanto mas a amamentação é uma fase realmente dourada que fica gravada em nosso coração de mãe! Não tenho muitas fotos amamentando meus bebês. Mas vou encerrar com uma foto na qual amamentava um no peito e o outro grandinho já na mamadeira!
 


        Amamentar não é nada fácil no inicio, pouquíssimas mães não encontram problemas no inicio da amamentação mas vale muito a pena a persistência e dedicação a amamentar o bebê. Por isso sempre levanto essa bandeira: Toda mãe  pode amamentar, tendo seio pequeno ou grande, mamilo pequeno ou invertido, o que faz diferença é nossa força de vontade, determinação, persistência e o apoio que recebemos!