sexta-feira, 22 de março de 2013

Cuidados para evitar assaduras!

Neste post vou falar sobre os cuidados para prevenir as indesejáveis assaduras, que mesmo tomando todos os cuidados uma vez ou outra aparecem no bumbum dos nossos bebês.
 
Muitas mães acreditam que as assaduras só aparecem nas regiões cobertas pelas fraldas mas na verdade elas podem aparecer em outras dobrinhas como no pescoço ou embaixo do queixo. É claro que a principal causa da assadura é a umidade, o bumbum do bebê fica quente e úmido por causa da fralda e da urina, então pode-se fazer uso de uma camada fina de pomada para impermeabilizar a região; existem vários tipos de cremes e pomadas para prevenir assaduras.
As assaduras inicialmente melhoram em até dois dias após o inicio do tratamento, porém se persistirem ou piorarem deve consultar seu pediatra imediatamente, pois pode ser outro tipo de infecção, com um fungo ou bactéria que exigirá  um tratamento especifico.
 
Há alguns cuidados que podemos tomar para evitar assaduras:
  • Não é preciso dar banho no bebê a cada troca de fraldas de xixi, um algodão umedecido com água morna já é o suficiente para fazer a higiene. Você pode deixar uma garrafinha térmica com água morna e um pote com algodão junto ao trocador.
  • Evite usar os lenços umedecidos para limpar o bebê quando estiver em casa, principalmente os que tem cheirinho pois podem irritar a pele do bebê, deixe os lenços somente para sair.
  • No caso da troca de fraldas de cocô eu recomendo o banho sempre que possível, ou limpar o bumbum com agua morna e sabão neutro e depois enxugar com uma fralda de pano, principalmente no caso de bebês recém-nascidos.
  • O meu bebê já tem 1 ano e 5 meses e como sei que ele vai fazer cocô pela manhã, já aguardo para dar o banho assim que evacua. Quando ele faz cocô em outro horário, limpo com lenço umedecido primeiro pois não dá pra limpar cocô de bebê grande apenas com algodão, e depois passo agua morna com algodão e enxugo.
  • Se a assadura aparecer de repente procure prestar atenção se não foi desencadeada pela troca de marca de fralda. A assadura pode ter sido causada por uma reação alérgica a algum componente da nova fralda.
  • Procure não deixar o bebê muito tempo com a mesma fralda pois nem a fralda mais absorvente de xixi consegue deixar a umidade longe da pele do bebê por muito tempo.
  • Amamentar o bebê exclusivamente com leite materno nos primeiros meses faz com que as fezes não se tornem tão ácidas, ajudando a prevenir as assaduras; porém também é recomendável que a mãe evite alimentos muito ácidos ou condimentados. A mesma regra vale para os bebês que já ingerem alimentos sólidos. Algumas frutas ácidas podem favorecer a assaduras.
  • Tome cuidado com o uso exagerado das pomadas para assaduras pois podem ter efeito contrário. Deve-se passar apenas uma camada fina de pomada, o exagero deixa a pele sem "respirar" e irrita ainda mais a pele do bebê. A cada troca de fralda devemos retirar todo o vestígio de pomada que ficou na pele antes de passar a pomada novamente.
  • Os bebês maiores podem ter assaduras devido a alergias alimentares, por isso procure prestar atenção quando introduzir algum alimento a dieta do bebê, se possível ofereça um alimento novo por vez, pois assim saberá se a assadura foi causada por alergia alimentar. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário