sexta-feira, 25 de março de 2016

Alimentação Complementar: dificuldades, mudanças, adaptação a novos alimentos!

Após um mês de adaptação a Sofia já estava comendo melhor e quando estava para completar 8 meses resolvi incluir o jantar também.
Ofereci uma opção mais leve no jantar como caldinho ou sopinha com macarrão "ninho" (bem fininho) ou de letrinhas com legumes e uma carne cortada bem miudinho ou desfiada.
Depois de 2 semanas jantando ela já se adaptou bem e estava comendo muito bem até que ficou com a garganta inflamada e começou a comer pouco até não querer mais comer e só querer mamar.

A pediatra disse que ela voltaria a comer conforme melhorasse mas não foi bem isso que aconteceu: começou a não querer comer nada, nem fruta e eu percebi que teria que adaptá-la novamente aos poucos. Então comecei de novo adaptação, insistindo de manhã na fruta e no almoço oferecendo um caldinho ou sopinha mais ralinha o que ela começou a aceitar e agora estou oferecendo também o jantar mas ainda não consegui voltar a consistência que ela estava comendo. Vou voltar a engrossar aos poucos mas não posso demorar muito pois do contrário só vai querer tomar caldinho ou sopinha batida!
Pretendo intercalar, no almoço oferecer uma opção com macarrão fininho e ou carne moida bem molinha e no jantar um caldinho de mandioca ou abóbora bem temperadinho mas quase sem sal. É claro que em todas as opções procuro sempre adicionar uma carne, uma verdura, legume e um tubérculo.

Agora que ela já está com 8 meses, procuro variar bem as frutas e papinhas de frutas, ela até experimentou "pitaia" e adorou!



Adicionei também mais condimentos as comidinhas além de cebola e alho ralado, como cebolinha, ervas finas e uma pitada de sal.

Daqui em diante vou adicionar arroz, feijão, lentilha e outras variações as suas comidinhas até se aproximar bem da comida da família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário