Chegando ao supermercado a algumas semanas, no início da quaresma, já se podia ver montanhas de ovos e coelhos de chocolate. Então se torna quase impossível dizer não quando nossos filhos pedem um coelhinho ou um ovo de chocolate.
Minha sugestão é dar sim um ovo ou algo que "simbolize" a Páscoa e explicar o significado de dar ovos. Mas antes de tudo explicar o verdadeiro significado da Páscoa que não é o que o comércio transmite. É importante também combinar com os familiares se podem presentear as crianças com ovos ou preferem que deem outra lembrança.
Meus filhos não consomem doces no dia a dia. Deixamos os doces para festas de aniversário e fins de semana. Até dois anos de idade evito ao máximo o consumo de qualquer tipo de açúcar. Então pra mim foi um pouco difícil administrar a comemoração da Páscoa em casa porque agora meu filho João Gabriel já tem 5 anos mas a Sofia ainda tem 18 meses. E o que fazer para as crianças para comemorar a Páscoa? Como explicar o verdadeiro significado da Páscoa para nós cristãos? Nesse post descrevo como está sendo um pouco a celebração da Semana Santa e da Páscoa em casa. Também vou partilhar sobre videos que assistimos, histórias que lemos, nossas brincadeiras de caça aos ovos e sobre outras sugestões que encontrei.
Gostaria que meu filho começasse a entender o verdadeiro significado da Páscoa, mas como todas a crianças ficou eufórico vendo tantas embalagens enfeitadas de chocolate. Então tentamos ao máximo viver as celebrações da Semana Santa e fazer atividades que mostrassem o verdadeiro sentido da Páscoa antes de fazer a brincadeira de caça ao ovos.
Foi um pouco difícil encontrar textos com uma boa explicação sobre a história da Páscoa. Mas no site da canção nova encontrei textos e algumas sugestões de leituras para fazer com as crianças. Vou compartilhar abaixo os textos que utilizei para explicar sobre a Páscoa e videos que assistimos juntos durante a semana:
Textos:
Eu formatei e imprimi alguns textos e contei como conto histórias para as crianças:
Videos:
Combinamos de cada dia da Semana Santa assistir um video sobre a história da Páscoa. Abaixo segue alguns dos videos que assistimos:
Surpresa de Páscoa
Na escola do meu filho houve um acampadentro com caça aos ovos, ele não quis participar porque disse que não queria dormir na escola. Então combinei com ele que faria uma surpresa de Páscoa para ele em casa. É claro que essa surpresa incluiu caça ao ovos com pegadinha de coelho.
O que eu fiz:
Para meu filho João Gabriel que já tem 5 anos fiz uma caça aos ovos um pouco mais elaborada que já começou na varanda de casa assim que chegou da escola: Coloquei um coelhinho de pelúcia em uma planta e algumas pegadas em alguns lugares, em cada lugar ele encontraria alguma coisa, também coloquei além das pegadas, alguns ovinhos pequenos de chocolate.
Ele encontrou depois do coelhinho, ovinhos, um brinquedinho e no final um ovo grande com 70% de cacau. É a primeira vez que dou pra ele um ovo grande. É claro que expliquei para ele que ia comer o ovo de chocolate aos poucos depois das refeições.
As pegadinhas você mesmo pode fazer, recorte papéis no formato das pegadas ou se preferir, pode comprar em algumas lojas de artigos para festas... vendem as pegadas em tamanhos diversos.
Verdadeira história da Páscoa
Achei importante sentar com meu filho e perguntar o que ele sabia sobre a Páscoa e explicar o que realmente era importante e o que comemorávamos como cristãos. Pois a maioria das pessoas pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate.
Mas qual é a origem dos ovos de páscoa? Era costume, em todo mundo, presentear as pessoas com ovos de galinha, ganso ou codorna. Esses ovos eram pintados à mão, com cores bem vivas e alegres. Uma verdadeira obra de arte!
O coelho passou a ser símbolo da páscoa também, mas o que todos dizem é que o coelho representa a fertilidade, pois os coelhos geram muitos filhotes.
O verdadeiro significado da Páscoa, encontramos na Bíblia, na Palavra de Deus! A Páscoa que comemoramos hoje é a maior de todas as festas cristãs, maior até do que o Natal!
A Páscoa é uma festa comemorada pelos judeus. Eles celebram a libertação da escravidão no Egito.
Jesus ressuscitou na Páscoa e deu novo significado a esta data. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe ensinamentos para que o povo se libertasse do sofrimento e do mal. Ele veio para nos reconciliar com Deus e nos libertar da morte e do pecado. Mas para que tivéssemos direito a esta herança, Jesus teve que morrer.
A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, uma vida liberta da escravidão do pecado !
Jesus é a nossa verdadeira Páscoa! Jesus é o nosso Libertador!!
Como disse o padre Joãozinho a Páscoa é uma festa de família, porque viver o ressuscitado é saboroso como o chocolate, é cheio de vida como o ovo fecundo. É preciso ter a coragem de celebrar a fé em família e ensinar o verdadeiro sentido de ser cristão.
É claro que fazer uma divertida caça aos ovos não faz mal algum, pelo contrário traz alegria as crianças .
Então pretendemos continuar participando das celebrações da semana santa com as crianças, de acordo com o possível é claro. Mas com certeza iremos a celebração da Vigília Pascal e da Missa de Ressurreição.
Boa Páscoa a todos!