terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Biomassa de banana verde, como preparar?

Descobri como é fácil fazer a biomassa de banana verde e como ela é ótima pra saúde, agora estou tentando incorpora-la nas minhas receitas.
A biomassa de banana verde ajuda na dieta pois traz saciedade, além de ajudar a regular o trabalho intestinal. Ela ainda pode substituir a farinha de trigo em várias receitas.


A biomassa da banana verde pode ser considerada um alimento funcional por ser rica em flavonoides e amido resistente. O amido resistente é a fração do amido alimentar que resiste a ação das enzimas, não é digerido ou absorvido no intestino delgado. O amido resistente é fermentado no intestino grosso pelas bifidobactérias e mantém a integridade da mucosa intestinal, sendo considerado um alimento prebiótico. Os prébioticos estimulam a proliferação de bactérias benéficas do colon e reduzem as bactérias indesejáveis. Suas propriedades são similares às fibras insolúveis, ajudando a regular o trabalho intestinal, aumentar o bolo fecal e reduzir o esvaziamento gástrico por ser lentamente digerida e absorvida. 

Ela é rica em vitaminas B1 (Tiamina) e B6 (Piridoxina), Beta caroteno e vitamina C. Quanto ao conteúdo de minerais, a farinha de banana verde é uma excelente fonte de potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês e zinco.
A polpa da banana verde não possui sabor, pode ser utilizada para enriquecer inúmeras receitas e sem interferir no paladar. Ela pode ser utilizada na forma de polpa de biomassa ou farinha de banana verde, sendo utilizada na preparação de bolos, pães, biscoitos e doces. Pode ser usada em substituição a farinha de trigo, estando combinada ou não a outras farinhas como creme de arroz ou fécula de batata.


Como preparar a Biomassa em casa:
A banana verde deve ser higienizada com casca em água corrente e deixada de molho por 10 minutos em solução sanitizante (clorada).


Em uma panela de pressão acrescente água até a metade e deixar ferver.
Quando começar a ferver, acrescentar as bananas com casca e cubra com a água.

Quando a panela de pressão começar a liberar a pressão, fazer barulho, baixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos. Não coloque a panela debaixo da torneira. Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela.

Retire da panela, descasque as bananas ainda quente e bata a fruta no liquidificador ou processador, se necessário acrescente água aos poucos.



Na geladeira a biomassa pode durar de três a cinco dias. Você pode congelar a biomassa em saco plástico ou forma de gelo por até três meses. Ela dever ser descongelada em “banho maria”.



Fontes de pesquisa utilizadas:
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2014/10/biomassa-da-banana-verde-ajuda-na-dieta-ao-promover-maior-saciedade.html
http://www.mulher.com.br/corpo-e-dieta/como-fazer-biomassa-de-banana-verde-que-emagrece
http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/2334/beneficios-da-biomassa-de-banana-verde-para-a-saude-e-para-a-dieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário