Comecei a primeira semana de alimentação complementar da Sofia com frutas.
Iniciei com frutas grandes, que não soltam pedacinhos e procurei alternar as frutas.
Estou tentando estimular a autonomia dela oferecendo fruta in natura, segurando pra ela comer mas também colocando em sua mãozinha.
Sofia não se interessou muito pela comida. Teve ânsia, cuspiu, fez careta e quase não comeu nada.
Foi preciso ter paciência para não ficar frustada pois na maioria das vezes o bebê faz bagunça e não come nada mesmo! Leva alguns meses até que coma certinho, e cada bebê tem seu tempo.
Ela foi amamentada em livre demanda desde o nascimento, com um excelente ganho de peso e desenvolvimento. Tivemos a consulta com o pediatra, ele liberou frutas, depois papas salgadas.
Escolhi o horário da manhã para iniciar as frutinhas.
As primeiras frutas que eu ofereci foram: Banana, maçã, mamão e laranja-lima.
Tive que improvisar de acordo com a textura das frutas:
Segurei a banana e ela ficou chupando e tirando pedacinhos, depois dei um pedaço na mãozinha dela e por ultimo amassei a banana com o garfo.
no começo ela só comeu um pouquinho a hora que segurava pra ela e não aceitava na colher, agora já aceita na colher também.
Ralei a maçã com um ralador fino, ela teve ânsia e cuspiu. Então resolvi cozinhar a maçã e fazer uma papinha somente com ela e depois adicionando outras frutas.
O mamão eu ofereci em pedaço e amassado com um garfo, ela cuspiu na hora mesmo depois da terceira vez então eu resolvi passar o mamão em uma peneira juntamente com a banana! Fez muito sucesso e o bom que o restante da pra congelar! É claro que continuarei a oferecer também o mamão sozinho mas misturar frutas que o bebê não gostou muito com a banana que é a preferida é sempre um sucesso!
A laranja-lima, tirei a casca com uma faca e deixei ela inteira. Segurei para ela ficar chupando e mordendo. Fez sucesso logo, vou deixar para oferecer sucos para ela bem mais pra frente.
Conforme ela foi aceitado as frutas, comecei também a oferecer um pouquinho de água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário