sábado, 13 de julho de 2013

A poltrona de amamentação é útil? Traz benefícios para mamãe e o bebê?

A poltrona de amamentação é um item do quarto do bebê que muitas mães tem dúvida em comprar. Só de olhar já imaginamos que ela oferece muito conforto, mas há quem considere um luxo desnecessário, ou as que não abrem mão e sonham com o momento que vão utilizá-la. Mas, creio, o que todos querem é saber se a poltrona traz benefícios a relação da mamãe e do bebê. Gostaria neste post de compartilhar minha avaliação sobre ela e também a opinião profissional de uma amiga fisioterapeuta.

Eu optei por uma poltrona que possui balanço e puff para apoio dos pés, usei direto nos primeiros meses e achei ótima para o apoio a minha coluna e para amamentar o bebê. Mas a utilidade da poltrona não ficou somente na amamentação: com o passar do tempo ela variou e teve outras utilidades.
No começo quando chegamos da maternidade, queremos ficar em um lugar sossegado e ter privacidade para amamentar o bebê mesmo porque a adaptação da amamentação entre mamãe e bebê nem sempre é fácil. Acredito que o quarto do bebê seja o melhor lugar para acomodar a poltrona, pelos menos nos primeiros meses, pois é sempre o lugar mais tranquilo da casa e também o mais respeitado pelas visitas. E, acreditem, é ótimo amamentar o bebê na poltrona acomodando-o na almofada de amamentação, balançando suavemente, é claro que também admirando aquele pequeno milagre da vida.
Depois que passam as primeiras semanas ou os primeiros meses, devido a longa rotina de amamentação, a maioria da mães já não querem ficar amamentando o bebê o tempo todo em um lugar afastado do convívio da família. Queremos assistir TV, participar das conversas... Confesso que muitas vezes amamentei meu bebê no sofá da sala mas não era nada bom para minha coluna. Mesmo com a ajuda da almofada de amamentação, sentia um incomodo e acabei voltando a amamentar no quarto do bebê. Se a poltrona coubesse na minha sala com certeza a teria mudado para lá.

Ela também foi muito usada na fase de cólica do meu bebê e também sempre que ele estava doente e requisitava nosso colo. Ninar ele na poltrona era a melhor coisa a fazer depois dos cuidados necessários.
Depois que ele passou a mamar na mamadeira a poltrona ainda serviu de apoio, pois nem sempre eles querem segurar a mamadeira na hora de mamar, querer ficar acariciando nosso rosto ou enrolado nosso cabelo com os dedinhos...e quem resiste aquelas carinhas de dengo? Confesso que nunca me incomodou segurar a mamadeira para ele mesmo sabendo que ele consegue segurar muito bem sozinho, pois esses momentos passam tão rápido e eles crescem muito rápido, então o que eu quero é aproveitar cada momento, da melhor maneira possível!

Acredito que ela seja ótima também para o período que o bebê passa a dormir no seu próprio quarto... no caso do meu filho eu já consegui colocar ele logo para dormir no seu próprio quarto mas não para dormir sozinho: como o amamentei no peito até 1 ano e três meses ele acostumou a dormir no colo e depois tivemos que ensiná-lo a dormir sozinho. Hoje ele está com um 1 ano e 8 meses e ainda utilizamos a poltrona não só para dar o último “mamá” da noite, mas também para ficar de companhia quando é necessário até ele adormecer.

Há mães que acreditam que a bicama ou cama de babá possa substituir facilmente a poltrona de amamentação mas é um engano pois ter que se curvar toda para amamentar, sem apoio para as costas e braços não é a melhor opção. A cama é útil sim para a mamãe descansar após as mamadas e talvez futuramente para a própria criança utilizar. Quem diz que a poltrona não é útil é porque nem tentou mesmo utiliza-la.
Muitas mães reclamam que as poltronas de amamentação são muito caras, mas hoje em dia é possível achar muitas opções em um preço acessível e também não precisa necessariamente comprar a poltrona de amamentação, pode também optar por comprar uma outra poltrona que dê apoio para as costas e o sustento necessário para os braços. Antes de sair comprando, avalie se a poltrona vai caber no quarto do seu bebê ou ainda no seu quarto. Também pode optar por colocar uma poltrona confortável na sua sala que combine com a decoração.

Há vários tipos de poltronas de amamentação no mercado: simples, com balanço, giratória, reclinável, entre outras. Os tamanhos e estilos variam muito, o ideal é experimentar antes de comprar, para escolher não só a que mais lhe agrada mas também a que é mais confortável.
O mais importante na hora de escolher a sua poltrona, é levar em consideração que ela precisa ter apoio para as costas e para os braços, e de preferência um Puff para apoio das pernas. Portanto é importante observar alguns itens da poltrona a ser comprada:
  • quando sentada a mãe deve encostar o bumbum bem para trás sentindo as costas totalmente apoiadas;




  • a poltrona ideal deve ter uma leve inclinação para trás, ou seja, o bumbum deve ficar levemente mais baixo que as pernas;


  • é extremamente importante que os pés, quando fora do puff, estejam completamente apoiados no chão. Os pés não podem ficar suspensos. Se necessário adapte um calço para os pés;

  • o puff não deve pressionar demais as panturrilhas ("batata da perna"), por ser uma região de circulação sanguínea bastante importante;
  • os braços da poltrona devem manter os braços da mãe à 90º;
  • as almofadas que apoiam os bebês também servem para descansar os braços da mãe que com o passar do tempo tem que suportar o aumento de peso da criança;

  • porém a almofada escolhida deve manter a cabeça da criança um pouco mais alta que o resto do corpo e, principalmente, deve permitir que a boca do bebê envolva toda aureola do peito da mãe e não fique apenas no bico do peito. 

Além de confortável, a poltrona de amamentação precisa ser forrada com um tecido fácil de limpar, como couro natural ou sintético ou ter aplicação de produtos que protejam o estofado pois, por mais cuidados que tomamos, é claro que ela irá sujar de leite e golfadas. Eu não aconselho a comprar a poltrona na cor branca, apesar de ser linda com o tempo fica amarelada com facilidade, mesmo limpando sempre.



 A poltrona de amamentação pode ser utilizada por muito tempo na família, mesmo que já não seja no quarto do bebê. Com o tempo ela pode ser utilizada como uma poltrona para leitura, para ninar as crianças, para contar historinhas ou simplesmente para descansar em outro ambiente. Então, na hora de escolher, imagine se ela vai ficar boa não só no quarto do bebê mas no seu quarto, ou na sua sala de acordo com sua decoração.

As dicas sobre a utilização da poltrona de amamentação foram revisadas pela amiga fisioterapeuta Priscila Contatori.
As fotografias de exemplo foram realizadas com a ajuda da amiga fisioterapeuta Taise Moraes, do seu filho Joaquim e do meu filho Jõao Gabriel.


2 comentários:

  1. qual poltrona vou comprou? de qual marca?

    ResponderExcluir
  2. Oi Kátia, desculpa a demora em responder...eu comprei na loja Baby Bless não lembro a marca mas posso procurar na nota.
    A dica que eu dou é experimentar a poltrona e verificar o apoio de braço...tem que ser confortável pra você.

    ResponderExcluir