quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Suco detox, suco verde ou suco de couve na gravidez? Maravilhoso!!!

Nunca havia pensando em tomar suco verde mas ele mudou a minha vida nesta gestação. 
Minha nutricionista havia sugerido que eu tomasse couve manteiga batida com limão e abacaxi ou com outra fruta da minha preferência porque eu disse que não conseguia comer folha verde escura todos os dias mas até então não tinha experimentado.

O que mudou minha opinião sobre o suco foi a necessidade, a partir do 3º mês de gestação meu Obstetra passou a vitamina Damater que começou a prender meu intestino que sempre funcionou todos os dias normalmente. Conversei com o médico e ele me disse que poderia ser apenas uma adaptação do meu organismo mas o problema persistiu e piorou; na consulta seguinte ele me passou Tamarine para tomar 21 dias e Pentalac para tomar 4 dias porém a medicação não ajudou muito. O intestino voltou a funcionar um pouco mas fiquei mais estufada, com mais gases e mal estar então resolvi tentar receitas saudáveis.
Eu já estava tomando o iogurte activia, yakult 40 e comendo ameixas secas e nada resolvia então lembrei do suco verde (couve) que seria bom para o bebê e que teria fibras do couve e da fruta então resolvi tentar, no segundo dia tomando o suco já senti o resultado: me senti muito bem e meu intestino voltou a funcionar normalmente! É claro que tive que adaptar a quantidade de couve para que pudesse tomar normalmente e não soltasse o intestino mas isso difere para cada um.

Quem diria que a couve manteiga pudesse fazer tão bem ao funcionamento do organismo além de ser fonte de nutrição? A couve contém mais ferro e cálcio que qualquer outra verdura, e seu alto teor de vitamina C que aumenta a obsorção desses minerais pelo organismo. É ainda excelente fonte de betacaroteno e vitamina E, de ácido fólico, ferro e potássio.

Me sinto muito bem tomando esse suco! Tomo o suco logo cedo em jejum e depois de 30 minutos meu café da manhã normalmente.
Abaixo segue as minhas receitas com variações que pesquisei e testei do suco: 


Suco Verde com Couve e Laranja
Ingredientes:
1/2 folha de couve manteiga bem lavada e higienizada;
suco de 1 laranja;
100 ml de água;
cubos de gelo a gosto;

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um suco homogeneo.


Suco Verde com Couve e Maracujá
Ingredientes:
1 folha de couve bem lavada;
3 colheres de sopa de polpa de maracujá;
½ cenoura picada (opcional);
150 ml de água;
cubos de gelo a gosto;

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um suco homogeneo.

Suco Verde com Couve e Água de Coco
Ingredientes:
1 folhas de couve  bem lavada;
1 xícaras de chá de morango;
200 ml de água de coco;
suco de 3 laranjas;

Modo de Preparo:
Coloque 200 ml da água de coco e bata no liquidificador com as folhas de couve, os morangos, o suco de laranja. 

Suco Verde com Couve e Abacaxi
Ingredientes:
1 folha de couve bem lavada;
2 rodelas de abacaxi;
4 folhas de hortelã (opcional);
100 ml de água;
cubos de gelo;
suco de 1 limão;

Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.



Dicas:

  • No caso de utilizar morangos durante a gravidez, compre os orgânicos pois não possuem alto nivel de agrotoxicos com os normais. O morango é uma das frutas que mais absorvem os agrotoxicos;
  • Eu congelei o abacaxi e o couve em saquinhos já com a quantidade que utilizo para cada suco mas você também pode bater a couve com água e congelar em forminhas de gelo para utilizar quando preparar o suco.


Algumas fontes  de pesquisa utilizadas: http://brasil.babycenter.com/a5800049/conhe%C3%A7a-10-alimentos-superpoderosos-para-a-gravidez#ixzz3RzkkjZWJ

4 comentários:

  1. Que bacana ver seu interesse em suco detox. Esses que você indica são bem fáceis de fazer e, pra quem não se acostumou ainda ao suco detox, pode colocar um pouco de mel pra ajudar no sabor. Eu já experimentei várias receitas e as melhores eu coloco no meu site. Passe lá pra dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  2. Pode tomar de couve com limão e laranja?

    ResponderExcluir
  3. Amei e vou fazer
    Fiquei em dúvida , por isso queria saber se faz bem ou mau
    Obrigada

    ResponderExcluir